Abaixo seguem as informações referentes à candidatura do transporte escolar e procedimentos para o ano letivo 2022/2023.
ESTA INFORMAÇÃO NÃO SE APLICA AOS ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO PROFISSIONAL

  1. CANDIDATURA AO TRANSPORTE ESCOLAR – 2o CICLO, 3o CICLO, CCM E SECUNDÁRIO
    As inscrições são realizadas através da plataforma SIGA, de acordo com os seguintes procedimentos:
    1.1. Aceder à plataforma através do site www.siga.edubox.pt;
    1.2. Aceder à área “Autenticação” usando o Login e password;
    Nota: No caso de se ter extraviado a senha de acesso ao SIGA, deve fazer “recuperar dados de acesso” na plataforma SIGA. Em
    alternativa pode solicitar a emissão de novo código de acesso através do e-mail da Divisão de Educação.

1.3. Aceder à área “candidaturas” e preencher o respetivo formulário, anexar os documentos indicados e submeter;
1.4. Imprimir e guardar sempre o comprovativo da inscrição.

  1. PRAZO DAS CANDIDATURAS
    As inscrições decorrem nas seguintes datas:
    Transporte Escolar – De 3 de junho até ao dia 20 de julho;
    Transporte CCM – De 3 de junho até ao dia 20 de julho;
    Não é garantido o transporte para o arranque do ano letivo (mês de setembro) para as candidaturas submetidas fora
    de prazo.
  2. PREENCHIMENTO DA CANDIDATURA E DOCUMENTOS

3.1. Documentos a anexar (suporte digital):

  • Fotografia em formato JPEG (obrigatória);
  • Comprovativo de morada do aluno (declaração de domicílio fiscal obtida no Portal das Finanças);
  • Comprovativo de matrícula – Exclusivamente para os alunos do CCM;
  • No caso do aluno estar matriculado em estabelecimento de ensino fora da sua área de residência, deve anexar declaração
    que comprove a inexistência de vaga, área de estudo ou curso.

3.2. Tipo de passe:
Novo Processo – quando solicitado pela 1a vez ou quando implica mudança de empresa, zona de entrada ou destino
relativamente ao ano anterior.
Renovação – pedido de passe cuja informação da empresa, zona de entrada e destino é igual ao ano anterior.

  1. EMISSÃO DE 2a VIA
    Em caso de extravio ou mau estado do passe escolar, deve solicitar uma 2a via (assinalar na candidatura). É da
    responsabilidade do encarregado de educação o seu pagamento.
    A 2a via será cobrada no ato de entrega, nos serviços administrativos da escola.

Em caso de extravio ou mau estado do cartão CCM, a Câmara Municipal irá solicitar à empresa transportadora a emissão de
uma 2a via do cartão. É da responsabilidade do encarregado de educação o seu pagamento.
A 2a via será cobrada no ato de entrega, nos serviços administrativos da escola.

  1. PASSE ESCOLAR / CARTÃO DE CCM
    O passe NOVO e cartão do CCM estarão disponíveis na escola, no início do ano letivo.
    Deve proceder ao seu levantamento (sob pena de lhe ser cobrada viagem).
    Se solicitar a RENOVAÇÃO, deve usar o cartão do ano letivo anterior.

Caso o cartão CCM esteja em sua posse, deve ser devolvido à Câmara Municipal para efeito de carregamento de
viagens para o ano letivo 2022/2023 até ao dia 15 de julho.

  1. VALIDADE DO PASSE ESCOLAR
    O passe escolar será válido para todo o ano letivo, de acordo com o calendário escolar.
    Para garantir a boa gestão e funcionamento dos transportes, sempre que o passe não seja utilizado, deve comunicar de
    imediato à Câmara Municipal, para que seja cancelado no mês em que o seu educando não vai usufruir.

Em caso de dúvidas ou de necessidade de apoio no preenchimento da candidatura, poderão contactar a Divisão de
Educação através do correio eletrónico (de@cm-stirso.pt) ou do telefone no 252 830 400.