A partir do dia 19 de abril o Portal das Matrículas estará disponível para que os encarregados de educação registem os pedidos de matrícula para o ano letivo 2022/2023.

Os pedidos de matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola para o ano 2022/2023 devem ser efetuadas na aplicação informática disponível no Portal das Escolas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt) com o recurso à autenticação através de cartão de cidadão ou com as credenciais de acesso ao Portal da Finanças.

Os Encarregados de Educação que, em situação excecional, não possam realizar a matrícula/renovação de matrícula através do Portal das Matrículas, poderão recorrer aos Serviços Administrativos da Escola.

            A utilização do Portal é necessária nas seguintes situações:

– Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1º ano;

– Renovar matrícula na transição para o 5º, 7º, 10º e 12º anos;

– Na renovação dos restantes anos de escolaridade sempre que pretenda ou seja necessária a mudança de estabelecimento de ensino, a alteração do Encarregado de Educação, a mudança de curso ou de percurso formativo e a escolha de disciplinas.

Nas renovações de matrícula em que não ocorra nenhuma das situações mencionadas no ponto anterior, esta é feita de forma automática, sem necessidade de apresentação de qualquer pedido, sendo o processo de renovação assegurado pelos estabelecimentos de ensino.

Calendário para a realização de matrículas

Pré-escolar e 1º ano

De 19 de abril a 16 de maio

2º, 3º, 4º, 5º 6º e 7º anos

De 09 a 19 de julho

8º, 9º, 10º, 11º e 12º anos

De 17 de junho a 01 de julho

Antes de iniciar a matrícula, garanta que tem consigo:

  • O seu documento de identificação
  • O documento de identificação do seu educando
  • Uma fotografia em formato digital do seu educando
  • O seu Número de Identificação Fiscal e o do seu educando
  • O seu Número de Identificação da Segurança Social e o do seu educando

Legislação em vigor:

Despacho n.º 4209-A/2022 de 11 de abril